Notícias do Brasil

Notícias do Brasil: Obras de Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues, tornadas públicas pelo Sesc RJ, serão exibidas em Madri

Exposição “Notícias do Brasil”, composta por peças do acervo do Sesc RJ e que celebrou o centenário da Semana de Arte Moderna no país, é uma das atrações do Festival ¡Hola Rio! O evento na capital espanhola reunirá diversas manifestações artísticas do estado do Rio de Janeiro entre 8 de setembro e 7 de outubro.

A mostra “Notícias do Brasil: Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues”, composta por obras dos três artistas pertencentes ao acervo do Sesc RJ que foram recuperadas e recolocadas no circuito expositivo, será exibida em Madri, na Espanha, de 8 de setembro a 7 de outubro. A mostra será na Casa de América, um dos mais importantes centros de arte da Espanha.

A exposição é uma das atrações do Festival ¡Hola Rio!, ação inédita de internacionalização das artes produzidas no estado do Rio e realizada pela Casa de América, Sesc RJ e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa com o apoio de diversos parceiros, entre eles, a prefeitura da capital espanhola.

A mostra estreou em janeiro de 2022 no Espaço Cultural Arte Sesc em celebração ao centenário da Semana de Arte Moderna. Ela marcou a reabertura do ambiente, após a instituição restaurar a Mansão Figner – casarão centenário que foi residência do empresário considerado o pioneiro da indústria fonográfica no Brasil, Frederico Figner.

A proposta do espaço cultural localizado no bairro do Flamengo, além de apresentar uma série de manifestações artísticas, foi publicizar o acervo de obras de arte do Sesc RJ. São mais de 500 peças que estão sendo recuperadas e tornadas públicas por meio de diferentes recortes curatoriais – entre eles a exposição “Notícias do Brasil”.

Com curadoria de Marcelo Campos e Pollyana Quintella, “Notícias do Brasil” é composta por 48 gravuras através das quais é possível perceber um Brasil de forte tradição popular, nas festas, nas relações interétnicas, nas vendedoras de tabuleiro, nas janelas e sacadas dos sobrados coloniais.

“Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues noticiaram um Brasil por entre as frestas das janelas, nas praças públicas, nas festas de largo. E, assim, escancararam singularidades étnico-raciais, tanto em personagens quanto nos fatos culturais que vão das tradições afro-religiosas, do catolicismo popular à prostituição. Esses artistas perceberam que o país do futuro já se desenhava pelos avessos da história. Seus heróis advêm do povo. Seus afetos se revelam através das janelas, nos interiores das casas. Suas praças são repletas de comércios informais, vendedoras de acarajé, na compra e venda do pescado”, reflete Marcelo Campos.

Mostra de cinema apresentará aos espanhóis os territórios fluminenses
Além da exposição, o Sesc RJ leva ao evento a Mostra de Cinema – Território Fluminense, composta por 8 filmes que irradiam a cultura e a arte fluminense. “Deus Não Deixa”, documentário, e “Rumpitur” e “Dezoito”, ficção, são resultado do trabalho de realizadores locais no âmbito do edital público Baixada em Foco, uma iniciativa do Sesc RJ no sentido de  apoiar a produção artística e cultural da Baixada Fluminense, em suas diversas manifestações. Há também produções originais do Sesc RJ realizadas no contexto dos projetos estratégicos de cultura da instituição: Picadeiro Móvel (“Nós, Palhaças”), Corpo Negro (“Congar”), Palavra Líquida (“Altay Veloso – O Alabê de mim”) e Mostra Sesc de Cinema (“Ladeira Não É Rampa” e “@predioposto13 – Meu Nome É União”).

Além da atrações levadas pelo Sesc RJ, apoiador do evento, ao todo 30 obras de 110 artistas foram selecionadas, por meio de edital do Governo do Estado, para representar o Rio de Janeiro no ¡Hola Rio!. Mais informações podem ser obtidas em casamerica.es/sociedad/hola-rio.

SERVIÇO:
Festival ¡Hola Rio!
De 8 de setembro a 7 de outubro de 2023
Plaza de la Cibeles, s/n – Madri, Espanha

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
dengue

Faça parte da luta contra à dengue

Veja mais

CREI Sesc Senac: Sesc RJ e Senac RJ inauguram, em abril, um Centro de Referência em Educação Inclusiva para a formação de educadores na Tijuca

Veja mais
Bistrô Sesc Flamengo

Bistrô Sesc Flamengo apresenta pratos especiais para a Páscoa

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais